Estresse e Ansiedade

Estresse e Ansiedade

Ao longo dos últimos anos pude observar em meus atendimentos o que várias pesquisas demonstram: ansiedade e estresse crônicos estão no topo da lista de reclamações das pessoas. Mais do que isso, eles estão na causa de grande parte das doenças.

Infelizmente, a maioria dos médicos ainda se encontra presa a um paradigma que separa mente e corpo e não compreende bem o impacto de emoções e traumas para a saúde. A Psicologia tradicional, por sua vez, tende a lidar com esses aspectos no nível mental, quando eles estão enraizados no corpo.

Estresse e ansiedade estão ligados ao sistema nervoso e à maneira como nosso corpo reage diante de ameaças percebidas. Não controlamos essas respostas diretamente, mas podemos aprender novas maneiras de lidar com elas.

Meditação, exercícios físicos e respiratórios, reprocessamento de traumas e emoções de grande intensidade e mudança de crenças profundas fazem parte de uma abordagem terapêutica completa para o estresse e a ansiedade.

Os resultados são sentidos na forma de bem estar, resiliência, maior capacidade de autorregulação e desempenho.

Dúvidas sobre estresse e ansiedade ?

 

Quais são os impactos do estresse e da ansiedade crônicos na saúde física e mental?

 

Estresse e ansiedade crônicos são estados de ativação constante do sistema nervoso e conduzem ao esgotamento do organismo.

A forma como cada indivíduo vivencia esse processo no corpo e na mente é diferente, mas podemos afirmar com segurança que a maior parte das doenças físicas e sofrimentos psíquicos hoje tem alguma relação com o estado de desregulação associado ao estresse e a ansiedade persistentes.

Como o sistema nervoso está relacionado ao estresse e à ansiedade, e como podemos lidar com suas respostas automáticas?

 

O sistema nervoso está envolvido em todas as funções vitais do organismo.

É ele que identifica potenciais ameaças e coordena as alterações que se processam no corpo em resposta, como aceleração da frequência cardíaca, contração da musculatura, redução da atividade do sistema imunológico e digestório, etc. – tudo isso de forma automática, sem o envolvimento de nossa mente consciente.

O estresse e a ansiedade se tornam um problema quando essa ativação em resposta a ameaças percebidas se torna crônica. Como todos esses processos estão enraizados no corpo, as abordagens terapêuticas que enfatizam os pensamentos não trazem os resultados esperados.

É preciso envolver o corpo para uma solução duradoura.

Esse trabalho envolve a melhora da capacidade de autorregulação através de práticas como meditação, exercícios respiratórios e físicos, assim como formas de terapia que permitam ao corpo completar respostas defensivas interrompidas, reprocessar emoções e sensações intensas e transformar crenças limitantes.

Quais são as abordagens terapêuticas recomendadas para gerenciar o estresse e a ansiedade, além da meditação?

 

Abordagens que enfatizem a melhora da capacidade de autorregulação através de práticas como meditação, exercícios respiratórios e físicos, assim como formas de terapia que permitam ao corpo completar respostas defensivas interrompidas, reprocessar memórias de trauma, como emoções intensas e sensações desconfortáveis, bem como transformar crenças limitantes.

Como podemos identificar e mudar crenças profundas que contribuem para o estresse e a ansiedade, melhorando nosso bem-estar e desempenho?

 

Crenças profundas tem origem em experiências anteriores vividas com forte carga emocional, de forma recorrente ou estão ligadas a aprendizados do sistema familiar ou da cultura em geral, que são transmitidos de geração a geração.

Esses aprendizados nem sempre se mantém apropriados no presente e podem conduzir a estresse, ansiedade e uma série de bloqueios à realização do potencial do indivíduo.

O contato com o terapeuta e as práticas que permitem a auto observação de forma lúcida e não reativa ajudam a identificar esses padrões. 

A transformação desses padrões se dá mediante mudanças de perspectiva, reprocessamento das emoções e sensações intensas que acompanham essas crenças e, principalmente, por novas experiências, que confirmem ao sistema nervoso do indivíduo que uma nova forma de interpretar as mesmas situações é segura e desejável.

Se você deseja obter mais informações sobre as abordagens terapêuticas que utilizo, obter detalhes sobre os valores das sessões, agendar sessões ou explorar oportunidades de treinamento, fique à vontade para entrar em contato.

Estou aqui para apoiar sua jornada de transformação e crescimento pessoal e profissional.

Confira os outros atendimentos!