meditacao em sorocaba

Meditação


A Meditação é tão importante e tem tantos benefícios comprovados em pesquisa, que faz parte de todos os processos terapêuticos e treinamentos que conduzo.

A Meditação é fundamental para a regulação emocional e do sistema nervoso em geral (autorregulação); gerenciamento do estresse e da ansiedade; melhora da dor crônica, depressão e diabetes; maior nível de concentração e de performance; estimulo à criatividade; descoberta de paz e felicidade livres de causa e apoio ao autoconhecimento.

Estudo Meditação há mais de 15 anos sob múltiplas perspectivas (das Tradições Antigas à Neurociência) e atuo como instrutor há mais de 10 anos, junto a indivíduos, grupos e empresas.

A abordagem que levo às pessoas e empresas não tem conotação mística ou religiosa e enfatiza saúde, bem estar e resultados rápidos e sentidos, mesmo para aqueles que afirmam “não conseguir” meditar.
Atendimento online ou presencial.

Dúvidas sobre meditação?


Quais são alguns dos benefícios comprovados em pesquisas que a meditação oferece? Como ela pode ajudar com o gerenciamento do estresse e da ansiedade


As pesquisas apontam diversos benefícios associados à prática regular de meditação, dos mais concretos, como redução da pressão arterial, regulação emocional e hormonal, melhora da qualidade do sono, redução dos níveis de açúcar no sangue, aos mais sutis, como sensação geral de bem estar, apoio ao autoconhecimento, melhora na capacidade criativa e de resolução de problemas, entre outros.

De forma geral, todos os benefícios concretos podem ser ligados à redução dos efeitos nocivos do estresse crônico e da ansiedade para o organismo. A meditação promove melhora na capacidade de autorregulação e permite ao indivíduo observar de forma lúcida e não reativa seus próprios pensamentos, emoções, sensações intensas, etc..

Como a meditação pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da dor crônica, depressão e diabetes, e qual é a conexão entre a prática da meditação e a melhoria dessas condições de saúde?


Estudos demonstram que as dores crônicas tem um forte componente subjetivo e que costumam estar relacionadas a um estado constante de contração da musculatura. A tensão generalizada na musculatura frequentemente ter origem em emoções represadas e estados ativados do sistema nervoso, como estresse e ansiedade (persistentes).

No diabetes, os estados crônicos de estresse podem contribuir para a elevação dos níveis de açúcar no sangue, enquanto a depressão pode estar ligada à forma como experiências passadas e presentes são “interpretadas”.

Em todos esses casos, a meditação ajuda o indivíduo a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, que frequentemente estão nas causas dos problemas de saúde. A meditação permite que pensamentos, emoções e sensações possam ser observados de forma lúcida e não reativa, contribuindo para que esses aspectos possam ser conhecidos e reinterpretados. A prática continuada promove melhora na capacidade de autorregulação, com reflexos positivos para todo o organismo. 

Pode compartilhar mais sobre a abordagem que você utiliza na instrução da meditação, destacando como ela se diferencia de abordagens místicas ou religiosas e como se concentra no bem-estar e resultados para pessoas que afirmam não conseguir meditar?

 
A Meditação pode ser apresentada como um treinamento de atenção, sem qualquer conotação mística ou religiosa, o que ficou conhecido como Mindfulness no Ocidente, a partir do trabalho realizado por Jon Kabat-Zinn. Nesse tipo de abordagem, não há qualquer necessidade de se recorrer a conceitos e crenças e toda prática se apoia na experiência imediata do indivíduo.

Procuro demonstrar às pessoas que o natural senso de atenção presente em toda e qualquer experiência já é o aspecto mais fundamental de nossa mente, então não representa algo a ser obtido no futuro mediante esforço, mas simplesmente reconhecido. Além disso, utilizo insights de outros tipos de prática (como exercícios respiratórios e induções) e da Neurociência para ajudar as pessoas a experimentar de forma direta esse estado natural.

Considerando seu conhecimento de mais de 15 anos estudando meditação sob diferentes perspectivas, incluindo a Neurociência, como a meditação pode estimular a criatividade e contribuir para o autoconhecimento? Como você aplica essa experiência em seu trabalho com indivíduos, grupos e empresas, tanto presencialmente quanto online?


A Meditação contribui para o autoconhecimento ao nos colocar em contato com o aspecto mais fundamental de nossa mente, que é um tipo de Atenção Plena ou Consciência, assim como ao nos permitir observar de forma lúcida e sem resistência nossos próprios pensamentos, emoções e sensações.

Com relação à criatividade, a Meditação nos permite sair de estados habituais de funcionamento do cérebro (condicionamentos) e abre a possibilidade do uso de novas redes neurais. Ao mesmo tempo, podemos aprender a reconhecer e utilizar diferentes padrões de ondas cerebrais, explorando seus potenciais para coisas como visualização criativa, maior processamento de informações e saltos descontínuos de criatividade (inovação).

O trabalho com indivíduos, grupos e empresas envolve a instrução sobre alguns desses conceitos e o treinamento experiencial para sua aplicação.

Se você deseja obter mais informações sobre as abordagens terapêuticas que utilizo, obter detalhes sobre os valores das sessões, agendar sessões ou explorar oportunidades de treinamento, fique à vontade para entrar em contato.

Estou aqui para apoiar sua jornada de transformação e crescimento pessoal e profissional.

Confira os outros atendimentos!